10 gifs incríveis do mundo microscópico

10 gifs incríveis do mundo microscópico

Pode apertar o olho à vontade, mas tem coisa que você só vai conseguir ver com a ajuda de um microscópio. Os gifs a seguir mostram situações que parecem comuns se vistas somente com os olhos, mas dê um zoom e você verá que o mundo microscópico é incrível.

 

Cortando aço

Nesse gif vemos uma camada fina de aço sendo cortado por uma lâmina. Note que a lâmina tecnicamente não faz o corte. O aço que se acumula na sua ponta cria uma zona morta, e é esse acumulo, que ao se soltar da ponta, cria rebarbas no material.

 


Tocador de vinil

Um microscópio eletrônico pode revelar as linhas de onde saem o som de um disco de vinil. Enquanto a agulha passa pelos rasuras do disco, ela se move de um lado para o outro, o que faz um imã rodeado de bobinas no topo da agulha se mover também. A corrente originada por esse movimento é amplificada e é daí que sai o som.

 


A picada de uma água-viva

Essa visão microscópica de uma água-viva mostra o que acontece quando ela pica alguma coisa. As águas-vivas possuem células especiais chamadas cnidocitos, essas células expelem uma organela parecida com uma lança que injetam a presa com um composto tóxico. É esse composto tóxico que faz a pele arder.

 


Broca furando metal

Nesse gif vemos uma broca criando aparas no metal. A ação parece muito com o gif da lâmina cortando metal acima.

 


Asa de uma borboleta

Aqui dá pra ver detalhes a estrutura da asa de uma borboleta. Ela é composta por escamas de quitina, um polímero que tambem é o principal componente dos exoesqueletos de insetos e crustáceos. É a quitina que faz as asas da borboleta serem extremamente leves e duráveis.

 


Ácaro

Sabia que você tem milhares desse em seu corpo? Pois é, pesquisadores determinaram que todas as pessoas são hospedeiros de pelo menos uma espécie de ácaro. Mas apesar deles parecerem bem nojentos nesse gif, são inofensivos e invisíveis à olho nú.

 


Super zoom em uma bactéria

Nesse gif percebemos como a vida pode ser minúscula. No início vemos um pequeno crustáceo com poucos milímetros de comprimento. Na sua cabeça está uma alga unicelular chamada diatomácea e, ao ser dado mais zoom ainda, podemos ver uma bactéria alocada na alga.

 


As engrenagens dos insetos

Acredita-se que o inseto saltitante Issus coleoptratus é o único animal do mundo que evoluiu para ter engrenagens. Nas suas pernas se encontram dentes de tamanho idêntico que rodam juntos para fornecer mais altura ao seu pulo.

 


Soldagem sem calor

Esse é um exemplo de um processo chamado solda fria. Dois nanofios de ouro são colocados em contato em temperatura ambiente no vácuo. Os átomos da superfície não conseguem saber a diferença entre seu próprio fio e o outro, então eles se fundem em um só fio. Interessante né?

 


Nanorobô de espermatozóide

Pesquisadores alemães descobriram um jeito de criar nanorobôs motorizados por espermatozóides. No GIF acima podemos ver um deles. São feitos de uma nanopartícula magnetica do tamanho exato para que um espermatozóide caiba dentro. Ele fornece a locomoção e um campo magnéticos pode ser usado para dirigir o robô.

Visto em: Geek.com

Deixe um comentário
Posts relacionados